Coleção Millennium


Olá :)

Antes de mais peço desculpa por esta longa ausência, mas foram vários os motivos que me fizeram ausentar durante uns tempos. Os livros que vou falar a seguir, li-os ainda em 2018, mas como tinha dito, foram vários os motivos que me levaram a ausentar. Podia fazer uma publicação com cada livro, mas à última hora decidi fazer uma só publicação. Passando ao que interessa...

OS HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES - STIEG LARSON

Este livro surpreendeu-me logo pelo título. Afinal quem se lembra de pôr um título assim ao livro?! Sim, os vários livros desta coleção têm títulos estranhos e uma pessoa fica sem saber sobre o tema do livro.  

O Jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerström e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium
Na mesma altura é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto à quase quarenta anos. Algo que Vanger nunca pôde esquecer. 
Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de exceção. 
Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e  sangrenta do que jamais poderiam imaginar. 

Este foi o primeiro livro que li deste autor. Fiquei com pena de Stieg Larson só ter lançado três livros e morrido antes de ver o sucesso dos seus livros. Concordo com uma frase que surge no livro e na capa: "As pessoas têm sempre segredos. É uma questão de os descobrir.". Este livro gira em torno disso mesmo: dos segredos que toda a gente esconde. 


A RAPARIGA QUE SONHAVA COM UMA LATA DE GASOLINA E UM FÓSFORO - STIEG LARSON

Eu não disse?! Mais um título estranho... Vamos então ver a continuação da história de Mikael e Lisbeth?

Depois de uma longa estada no estrangeiro, Lisbeth Salander regressa à Suécia, cede o pequeno apartamento onde vivia à sua amiga Miriam Wu, e instala-se luxuosamente numa zona nobre da cidade. Pela primeira vez na vida é economicamente independente, mas cedo percebe que o dinheiro não é tudo: não tem amigos nem família e está só. Mikael Blomkvist, que tentara contactar Lisbeth Salander durante meses, sem sucesso, desiste e concentra-se no trabalho. À Millennium chegou material para uma notícia explosiva: o jornalista Dag Svensson e a sua companheira Mia Johansson entregam na editora dois documentos que provam o envolvimento de personalidades importantes numa rede de tráfico de mulheres para exploração sexual. Quando Dag e Mia são brutalmente assassinados, todos os indícios recolhidos no local do crime apontam para um suspeito: Lisbeth Salander. O seu passado sombrio  e pouco convencional não abona a favor da sua imagem e a polícia move-lhe uma perseguição implacável. Lisbeth Salander que está disposta a romper de vez com o passado e a punir aqueles que a prejudicaram, tem agora de provar a sua inocência e só uma pessoa parece disposta a ajudá-la: Mikael Blomkvist que, apesar de todas as evidências se recusa a acreditar na sua culpabilidade. 

Confesso que não sabia o que esperar quando vi o título do livro, mas após a sua leitura, até tem a sua lógica. Agora a pergunta é se Lisbeth consegue provar a sua inocência? E já agora, que aconteceu no seu passado para querer romper com ele? Afinal, como Lisbeth diz: "Não há inocentes. Há apenas diferentes graus de responsabilidade.". 

A RAÍNHA NO PALÁCIO DAS CORRENTES DE AR - STIEG LARSON 

Este foi o terceiro e último livro da coleção Millennium escrito por Stieg Larson, mas a coleção continua... 

Lisbeth Salander sobreviveu aos ferimentos de que foi vítima, mas não tem razões para sorrir: o sue estado de saúde inspira cuidados e terá de permanecer várias semanas no hospital, impossibilitada de se movimentar e agir. As acusações que recaem sobre ela levaram a polícia a mantê-la incontactável. Lisbeth sente-se sitiada e, como se isso não bastasse, vê-se ainda confrontada com outro problema: o pai que a odeia e que ela feriu à machadada, encontra-se no mesmo hospital com ferimentos menos graves e intenções mais maquiavélicas...
Entretanto mantêm-se as movimentações secretas de alguns elementos da SÄPO, a polícia de segurança sueca. Para se manter incógnita, esta gente que atua na sombra, está determinada a eliminar todos os que se atravessam no seu caminho. Mas nem tudo podia ser mau. Lisbeth pode contar com Mikael Blomjkvist que, para a ilibar, prepara um artigo sobre a conspiração que visa silenciá-la para sempre. E Mikael também não está sozinho nesta cruzada: Dragan Armanskij, o inspetor Bublanski, Anita Giannini, entre outrodd, unem esforços para que se faça justiça. E Erika Berger? Será que Mikael pode contar com a sua ajuda, agora que também ela está a ser ameaçada? E quem é Rosa Figuerola, a bela mulher que seduz Mikael Blomkvist? 


Será que Lisbeth vai conseguir vingar-se do pai que odeia? Afinal o que ela diz é verdade: "A vingança é uma força poderosa.". 


A RAPARIGA APANHADA NA TEIA DE ARANHA - DAVID LAGERCRANTZ

Como disse anteriormente o autor original da coleção Millennium morreu, mas arranjaram um substituto. Este é o quarto livro da coleção e o primeiro escrito por David para ela. 

A revista Millennium mudou de proprietários, os críticos de Mikael Blomkvist insistem que ele está ultrapassado e o próprio considera mudar de atividade. Porque será que Lisbeth participou no ataque informático correndo riscos que evita? E o que será que Frans Balder quer de Mikael?
Lisbeth Salander continua imparável e, sem se perceber porquê, participa num ataque informático correndo riscos que normalmente teria evitado. Não parece dela.
Uma noite, já tarde, Blomkvist recebe uma chamada do professor Frans Balder, uma autoridade em Inteligência Artificial, que afirma ter informações importantes sobre os serviços de espionagem dos Estados Unidos e ter estado em contacto com uma jovem hacker que faz lembrar alguém que Blomkvist conhece bem demais.
Mikael Blomkvist anseia pelo furo jornalístico de que tanto ele como a revista Millennium precisam desesperadamente. Lisbeth Salander, como sempre, tem os seus próprios planos. Em A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha a história continua. Chegou o momento de os caminhos de Mikael e Lisbeth se voltarem a cruzar. 

Porque será que Lisbeth participou no ataque informático correndo riscos que evita? E o que será que Frans Balder quer de Mikael?




Adorei os livros que li da coleção, mas ainda me falta um. Recomendo a sua leitura. Posso dizer que David Lagercrantz não desiludiu na sua escrita da coleção e que conseguiu igualar Stieg Larson. 

Bom domingo e boas leituras 😃😃


Comentários